terça-feira, 2 de julho de 2013

O povo acordou???

Estamos vivendo um momento conturbado no Brasil em que o "povo" está indo pra rua, se mobilizando em prol de interesses coletivos. Usei povo entre aspas porque acho um reducionismo besta dizer que só agora o povo está indo para as ruas, os movimentos sociais nunca saíram das ruas, o movimento estudantil e os sindicatos também não.
Quem estava lutando pelas causas sociais a anos atrás? Os movimentos nunca estiveram inertes, enquanto o "povo dormia" eles estavam conseguindo conquistas para os dorminhocos, como por exemplo a conquista do Campus da UFFS para Erechim, ou melhor, para o Alto Uruguai, Planalto Médio, Santa Catarina e Paraná. 
Posso afirmar que eu não estava dormindo como a mídia capitalista estava / está afirmando, a mais de oito anos milito e tenho muito orgulho disso, me orgulho de poder sair para as ruas todos os dias e defender o que eu acredito. Quem estava inerte eram os neoliberais que estavam acuados com os avanços sociais pelos quais o Brasil passou na última década.
Marx, no famigerado Manifesto do Partido Comunista utiliza uma frase fantástica: "Tudo o que era sólido se desmancha no ar, tudo o que era sagrado é profanado, e as pessoas são finalmente forçadas a encarar com serenidade sua posição social e suas relações recíprocas." que pode ser utilizada como argumento para contextualizar o cenário brasileiro. O povo saiu para rua, gritou palavras de ordem, pintou o rosto e empunhou cartazes e faixas, muitas com frases feitas do facebook.
Fico feliz que uma parcela relativamente grande da população saiu do ostracismo e foi para as ruas, contudo fico muito preocupado quando vejo cartazes fazendo apologia ao regime militar ou civil militar, ao impeachment da Dilma, estes cartazes trazem a tona uma máxima que ouvimos e vemos em diversos locais de que o povo brasileiro não tem memória... Parece mesmo, pois nem trinta anos atrás as pessoas engajadas na luta pela redemocratização anoiteciam e não amanheciam, quantas vidas o regime civil militar ceifou? 
Quem teve suas economias surrupiadas pela política neoliberal do Collor já se esqueceu? Quem caiu no conto do PDV (programa de demissão em massa) também apresentada pelos neoliberais já esqueceu também. Aqueles pais que foram ao céu e choraram junto com seus filhos ao vê-los aprovados no vestibular, e foram ao inferno ao sentir-se impotente  por não ter condições de pagar os estudos dos filhos...já esqueceram esta memória? Ou pior ainda esqueceram dos custos exorbitantes que alguns remédios tinham? Hoje estes mesmos remédios caríssimos de outrora saem gratuitamente ou a valores irrisórios...
Contudo o que mais me assusta é ver traços McCartistas nestas manifestações, que trouxeram à tona conceitos errados e muitas vezes coercitivos.
Encerrando, volto a dizer que as manifestações são legítimas, tanto que a "Cura Gay" e a PEC 37 foram retiradas de cena, o povo mostrou sua força, agora tem que mostrar sua consciência crítica pra debater e lutar pelas causas que julgar corretas (livrando das correntes reacionárias neoliberais) tendo consciência de seu protagonismo na sociedade atual. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário