Num momento em que as atenções mundiais estão voltadas para o Brasil devido a realização das Copa das Confederações, manifestações pacíficas e não pacíficas invadem Brasilia e das avenidas das capitais. Até Erechim teve pneus queimados ontem ao lado da prefeitura.
É ótimo ver o povo saindo à a rua protestar por um zilhão de coisas, o que me assusta é esta instabilidade que está se gerando, algo similar ao que aconteceu em 1964, volto a dizer protestar é legítimo desde que não descambe para a barbárie. É um absurdo policiais baterem e manifestantes, é mais absurdo ainda manifestantes queimarem carros e depredarem o patrimônio público.
Qualquer que seja a forma de violência de qualquer uma das partes faz sua função perder a legitimidade, a função dos policiais é proteger e não bater, dos manifestantes é protestar pelo que acham correto e não depredar o patrimônio de outrem seja ele público ou privado.
Me preocupo com os caminhos que isto está tomando.
Precisamos fazer uma reflexão acerca de tudo que está acontecendo, despindo-se de pré conceitos, pois sinto que mesmo o povo indo pra rua não está lutando só pelos seus direitos, mas também fortalecendo os movimentos reacionários neoliberais que pregam o estado mínimo.
Jogar o projeto de governo dos últimos onze anos em uma vala de descrédito é ignorância e falta de memória, afinal a "privataria" do PSDB ocorreu muito antes do "mensalão" do PT e não foi julgada porque atingiria gente muito poderosa dentro do Brasil, os mesmos que hoje pagam de santos imaculados de conduta ilibada. Mas partindo para o que realmente importa ações claras de desenvolvimento nacional, quem tinha bolsa de estudos gratuitas em universidades? Quem foi o responsável pela interiorização do ensino superior? Quem foi o responsável pelo pagamento da dívida externa do Brasil? Quem transformou o Brasil de um país devedor para um país credor? Quem conduziu o país durante para águas clamas mesmo com a crise de 2008?
Última pergunta o projeto anterior que geria o Brasil era o mesmo que conduzia a Argentina, o que aconteceu com a Argentina???
Não é só pelos R$0,20...
Concordo plenamente, mas quais são as principais aspirações destas manifestações? A quem elas realmente atendem? Será que o povo novamente não está sendo utilizado como massa de manobra para interesses escusos?
Vale a pena fazer essa reflexão para aí sim sair a rua e protestar com o povo e pelo povo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário