domingo, 27 de dezembro de 2015

É por isso que não tenho tempo para escrever...

A mais de um ano, tenho evitado escrever nesse blog, ou em qualquer outra rede social, inúmeras vezes fui inquirido do porque de eu não estar escrevendo, e minha resposta foi sempre a mesma: "não tenho tempo...". O não ter tempo é bem relativo neste caso, foi a resposta politicamente correta que encontrei para não dizer às pessoas que eu estou sem saco para escrever. Neste pequeno texto, vou expor alguns dos motivos que me levam a não ter saco, digo, tempo para escrever. Detalhe, estou testando a minha paciência também, porque não me sinto confortável realizando esse exercício pós estruturalista de escrever em primeira pessoa. Mas vamos ao que realmente interessa:
Meu distanciamento se dá, basicamente, pela minha ojeriza ao cenário encontrado no Brasil desde 2013, tudo é motivo de treta, tudo é motivo de discussão (aquela da pior qualidade), tudo se resume a PT, PMDB e PSDB, o que gera um sectarismo patológico, e uma argumentação cada vez mais reducionista e de péssimo, para não dizer ridículo, embasamento teórico. Simplesmente, perdi o tesão por me envolver nesses embates ideológicos, porque as pessoas não entendem conceito de ideologia, e compram aquilo que assistem na globo e leem no Globo, Estadão, ZH, FSP e na Veja, e pasmem, de figuras do tipo Olavo de Carvalho (O mínimo que você precisa saber para não ser um idiota), Kin Kataguiri, e aquele sequelado do revoltados on line, que nem vou me dar ao trabalho de pesquisar seu nome no Google.
Chega uma fase da nossa trajetória que precisamos dar um salto epistemológico e dosar nossa energia e nosso tempo para algo que realmente seja proveitoso, ao invés de me meter nessas discussões, prefiro sair com meus amigos, passear com minhas cadelas, ou mesmo coçar. É muito mais produtivo. Nem vou incluir a leitura nisso porque já é algo que me acompanha em boa parte de minha vida. Ano passado, um jornalista, não sei se posso chamá-lo assim, fez um texto de apologia a ditadura militar, e, eu em minha inocência, resolvi fazer um pequeno contraponto, e esse senhor disse que iria me dar uma resposta a altura, bom, estou esperando até agora, porque o que vi, foi um ser sem ética e sem argumentos, que me atacou enquanto pessoa, e não contrapôs minhas ideias. 
Tenho que fazer um mea culpa,  pois eu espero demais das pessoas, que elas sejam éticas o suficiente, para debater ideias e não denegrir a imagem ou agredir verbal ou fisicamente os "oponentes". Mas esperar o que de pessoas que chamam a presidente da República de vagabunda, que furam fila, sonegam impostos, e que acham que comunismo e nazismo são a mesma coisa (wtf)...
É por isso que eu não tenho tempo pra escrever, porque, simplesmente, não quero ter que ficar dando explicação sobre meu posicionamento, o fato de eu ser de esquerda já me coloca na vala dos petralhas, e, consequentemente passo a ser ofendido. Por eu defender a democracia, e o cumprimento da constituição federal brasileira de 1988, sou crucificado, agora, aqueles que defendem, o sul é meu pais ou a volta da ditadura (fazer apologia ao separatismo e a ditadura, são crimes previstos na constituição), se consideram os novos Darcy's Ribeiro, José's Murilo de Carvalho, Gilberto's Freyre ou Sérgio's Buarque de Holanda, opa, eles nem sabem quem são essas pessoas, é melhor compará-los com o "filósofo" Olavo de Carvalho e ao super Felipe Neto, futuros imortais da Academia Brasileira de Letras.
É por isso, que não tenho tempo para escrever, porque enquanto eu busco ler e me aprofundar para me tornar um cidadão melhor, os graduandos que a pouco deixaram de ser calouros se intitulam melhores escritores que Hanna Arendt e Eric Hobsbawn (wtf)... 
Neste cenário tenebroso, não sabemos o que nos aguarda, suspeito, que os brasileiros querem um governo nos moldes gringos, como o do Macri por exemplo, que com menos de um mês de governo cortou benefícios sociais das camadas pobres e desonerou de impostos os ricos.
É por isso que não tenho tempo para escrever...