Após uma longa ausência devido a compromissos profissionais e acadêmicos, volto a escrever no blog, mesmo não me manifestando publicamente, algumas coisas tem me causado muita repulsa, principalmente os demagogos do facebook.
Muitos devem se perguntar o que são demagogos de facebook, acredito que sejam aquelas pessoas que nas redes sociais são os filhos revolucionários perdidos do Che, se manifestam sobre tudo e sobre todos, esbravejando e destilando seu veneno acerca dos mais diversos assuntos, perpassando pela questão da segurança pública, da falta de espaços de lazer, pela questão indígena,enfim, todos aqueles temas de relevância social e política. Até ai tudo bem, esses assuntos tem que realmente serem debatidos. Todavia, o que me indigna, é que estas pessoas escrevem / comentam / compartilham informações desconexas, fora de contexto, sectaristas, desinformadas e muitas e muitas vezes maldosas.
Estes demagogos jogam todos os agentes políticos num mesmo saco depreciando as pessoas que eles votaram, e todas as pessoas que tem um partido político, como se todas as siglas fossem iguais, como se todas tivessem a mesma ideologia. Volto a dizer todos tem liberdade de expressão depois que a ditadura acabou, e que muitos demagogos defendem, sem conhecer 1/8 de tudo o que se passou nos porões por esse Brasil.
A pouco mais de quarenta dias ocorreu um caso emblemático aqui na nossa cidade, o assassinato de um jovem nos altos da Av. Mauricio Cardoso, por uma gangue de menores de idade. O facebook recebeu uma enxurrada de manifestações, depreciando o trabalho da Brigada Militar, da Polícia Civil e dos órgãos de segurança pública. Li milhares de bobagens de pessoas ditas "cultas". Volto a ressaltar que todos tem liberdade de expressão, como já dizia Voltaire, "Posso não concordar com uma só palavra sua, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-la".
Ontem, ocorreu uma audiência pública para debater a questão da segurança em Erechim, com todos os órgãos de segurança, mais a Prefeitura Municipal e a Câmara de Vereadores, pelo momento que passamos em Erechim, acreditei que a Câmara não ia ter lugar para nem mesmo um alfinete. Ledo engano...
Esses revolucionários de facebook,confirmaram minha tese de que não passam de reles demagogos, que se manifestam para receberem curtidas e compartilhamentos, estes são os alimentos para sua megalomania, pois se teve a oportunidade de debater com todos os órgãos de segurança, de colocar todas essas pautas levantadas no facebook, num debate amplo e bem pautado, o que a audiência pública conseguiu ser.
Não escrevi ontem este post porque não gosto de escrever de cabeça quente, mas minha indignação continua a mesma, de que adianta falar em caixa alta no facebook e na hora que se pode discorrer, que se pode estudar em conjunto ações efetivas para resolver os problemas, eles se ESCONDEM atrás de um perfil de facebook e de um punhado de curtidas e compartilhamentos.
De demagogia estamos todos saturados, uma sugestão para os demagogos de facebook: existe uma vida fora da internet, levantem a bunda de suas cadeiras estofadas e participem das decisões, para ai sim se manifestarem com propriedade, embasamento e principalmente entendendo os processos e falando com coerência.